quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Anunciante do Ano nos EUA

Anunciante do Ano: Barack Obama

O candidato à presidência dos Estados Unidos Barack Obama é o Anunciante do Ano de Advertising Age, após votação realizada por centenas de anunciantes, agências e fornecedores do mercado publicitário

21/10/2008 - 11:54

O candidato à presidência dos Estados Unidos Barack Obama é o Anunciante do Ano de Advertising Age, após votação realizada por centenas de anunciantes, agências e fornecedores do mercado publicitário, durante a conferência anual da Association of National Advertisers.

"Para mim, ele fez um grande trabalho ao sair de um relativo desconhecimento para se tornar um nome conhecido nos lares e, depois, candidato à presidência", analisa Linda Clarizio, presidente da plataforma A da AOL.

"Eu, honestamente, olho para a campanha de Obama e a encaro como algo que possa ser um aprendizado para todos os anunciantes", diz Angus Macaulay, director da Rodale marketing solutions. "Ele permitiu a criação de uma rede social (mybarackobama) e a tornou uma maneira de criar ferramentas para permitir às pessoas se engajarem. E elas conseguem isso facilmente".

O colunista da BusinessWeek Jon Fine também elogiou a facilidade de engajamento em canais de mídias sociais. "É a tal da web 2.0", disse.Apesar de Obama ter a maioria dos votos, ele não teve o reconhecimento de alguns grandes anunciantes, que preferiram Apple, Coors e Nike.

A consistência da Apple"Ano após ano, a Apple entrega grande inovação, serviços aos consumidores e experiência de usuário, numa consistência impressionante", diz Jim Stengel, diretor de marketing da Procter & Gamble.

Já Brian Perkins, director de relações corporativas da Johnson & Johnson também apoiou à Apple, com a Nike em segundo. "Eu gosto do trabalho que eles fazem, a claridade e consistência de suas mensagens, o design e tudo o que fazer", afirma. A Nike, da mesma maneira, constrói suas marcas ao redor de tudo o que faz. "E eles nem fazem tanta televisão. Eu nem me lembro do último comercial deles no ar", diz.

Mark Kaline, novo diretor global de mídia da Kimberly-Clark, votou na Coors, porque eles "mostraram resultados nos negócios". "Eu acho que a propaganda política não deveria participar da votação, por ser o tipo de coisa que vai contra diversas coisas que a ANA apóia. Muitos deles são falsos e confundem", critica.A diretora de marketing da Allstate Seguros apoiou a Coors e explicou que a marca fez um excelente trabalho ao ter novos approaches num mercado que não evoluiu ao longo dos anos.

Enquanto a segunda colocação da Apple não surpreendeu ninguém, a menos conhecida Zappos, que ficou em terceiro, provavelmente pegou muitos de surpresa. Mas a vendedora online de tênis tem uma grande história, por causa de suas práticas de aumentar o orçamento para publicidade para seus serviços aos clientes, o que gerou retenção. "Eles têm um grande serviços aos clientes, um grande modelo de negócios e uma maneira inteligente de utilizar a internet como plataforma", disse Maria Luisa Francoli, presidente da agência de mídia MPG, do grupo Havas. "E eu adoro o nome deles", brinca.Do AdAge.

Confira como foi a votação:

Anunciante % de votos
Obama 36.1%
Apple 27.3%
Zappos 14.1%
Nike 9.4%
Coors 8.7%
McCain 4.5%


Fonte: Meridia

Nenhum comentário: